sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Le vent nous portera

Engraçado como as coisas são construídas. Adotamos culturas e através delas edificamos nossos conceitos e gostos.
É como acontece com a gente, do Brasil e a gringagem, especificamente a cultura norte-americana.
Uma estrangeira - não tão mais estrangeira assim - que está no "brother", na "night", no "skate", no "whisky", nos "smartphones", nos "downloads", na "bike", no "gloss" e supõe que "everybody" já sabe tudo sobre ela e não poupa ninguém de suas trollagens.

Não é levantando bandeira de nada. Acontece que há tanta beleza em outras línguas, com outro sotaque, com outro som.

Quero chegar na banda Noir Désir. O som do roque francês já sai cheio de charme, de poesia e de romantismo.
Eles são bem antigos, fundaram a banda em 1985 e são super popular por lá. Nada comparado a Beyoncé! Não mesmo!

Baixei uma discografia de 12 discos e comecei a ouvi-la pelo o CD "Des Visages, Des Figures" de 2001,  por causa de uma música que ouvi por acaso no Youtube e ainda não consegui largar de ouvi-lo e passar pra os outros 11 Cds que restam!

"O cuidado e o desprezo/ E essa ferida que nos mantém divididos/ O palácio de cada dia/ De hoje e de amanhã" canta uma voz suave na faixa "Le vent nous portera" do CD "Des Visage, Des Figures". No refrão bem simples: "O vento os levará" que antecede outra parte: "O perfume dos nossos anos mortos/Que batem em sua porta/Infinidade de destinos/ Nós vivemos alguns, mas qual queremos conservar?"

"Enquanto a maré sobe/E todo o mundo está fazendo contas/Eu sigo sua sombra/Pedaços de você/O vento levará/Tudo vai sumir mas/O vento nos guiará"


Já pensou a gente estudando francês na escola ou cantar "est mon amour" por causa de um hit da novela das sete?




Se você por curiosidade clicou na música aí de cima, "Le vent nous portera", clica nessa aí de baixo "Des armes". "Armas, armas, armas/E acionar os poetas de serviço/Para incendiar o último cigarro/Depois de um verso francês/brilhante como uma lágrima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário